O INÍCIO

Com a finalidade de orientar e ajudar os seus funcionários financeiramente a FNV-Veículos e Equipamentos resolveu criar uma Cooperativa Crédito, hoje a CREDMAXION. Fundada em 03 de junho de 1987, com a razão social de Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da FNV Ltda., a Credmaxion foi homologada em 04/1989 pelo Banco Central do Brasil e iniciou suas atividades em 30/06/1989.

Inicialmente instalada no prédio do Posto de Abastecimento da ABFNV, juntamente com o Departamento de Recursos Humanos, contava com apenas um funcionário, uma máquina de escrever manual e uma calculadora. Hoje, a Credmaxion conta com 8 servidores, e mais de 25 terminais de computadores para atendimento na sede e nos PAC'S (Posto de Atendimento ao Cooperado) nas unidades de Cruzeiro (Maxion / Amsted), Hortolândia, Limeira, Santo Andre e Contagem, contamos também com um sistema específico para cooperativas de crédito adquirido em 1999 que gerencia de forma integrada todo o controle de Empréstimo, Capital e Contabilidade etc...

Nosso quadro de funcionários conta com um Gerente Geral, um Contador, dois Supervisores, um Analista de Crédito, cinco Auxiliares Administrativos e dois Estagiário.

PRIMEIROS EMPRÉSTIMOS

Na primeira política de empréstimos, o limite máximo era de CR$300,00 (Trezentos cruzeiros). Equivalente, na ocasião, ao preço de uma TV 20”, e contávamos com apenas uma linha de crédito, o “Crédito Pessoal”.

Em abril de 1995 criou-se a linha de crédito com cheque pré-datado, mais conhecido como QG (quebra-galho). No mesmo ano patrocinamos um Curso de Economia Doméstica para esposa de cooperados que teve uma ótima participação.

NOVOS PRODUTOS

Em maio de 1996 contávamos com mais um recurso para atender as operações de empréstimos através das captações de RDC (Recibo de Depósito Cooperativo)

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Em março de 2002 contratamos uma empresa para que se fizesse uma pesquisa de satisfação entre nossos cooperados onde relatamos que:

– 83,4% dos cooperados já haviam feito empréstimo na Credmaxion com finalidades diversas como, quitar dívidas (Bancos Comerciais, agiotas, cartões de crédito), investir (compra de automóveis, imóvel), outros motivos (consumo, casamento, problemas de saúde);

– 95,1% disse que o sistema de liberação de empréstimos atende suas necessidades quanto ao valor da capitalização na Credmaxion, 89,3% dos cooperados dizem que está adequado, ou seja, dentro das possibilidades;

De um modo geral, o trabalho da Credmaxion, seus serviços e sua forma de funcionar teve um bom resultado.

HOJE

A CREDMAXION conta hoje com aproximadamente 7300 cooperados e opera com mais de 15 Linhas de Crédito e diferentes taxas de juros com limite de até R$200.000,00 (Duzentos mil reais). Além disso, procuramos sempre auxiliar nossos cooperados oferecendo cursos de Educação Financeira voltados também a seus familiares.